Aikido

É uma arte marcial originária do Japão, criada pelo mestre Morihei Ueshiba (1883-1969), que concentrou nela toda a essência do conjunto de artes marciais japonesas (Budô). Buscando coordenar à perfeição as atividades conjuntas do corpo e da mente, em profunda unidade com as leis naturais, o AIKIDO propicia ao seu praticante, através do treinamento persistente, o domínio das técnicas de concentração e relaxamento, possibilitando o combate ao "Stress", a defesa pessoal, a manutenção da saúde e a longevidade.

   O importante não é lutar contra um inimigo e derrotá-lo, é mais do que isso, derrotar os inimigos internos, a insegurança, o receio.  É descobrir a maneira de conciliar as diferenças que existem no mundo e fazer dos seres humanos uma grande família."

   Os movimentos do AIKIDO, sem exceção, seguem as leis da natureza. São cheios de vigor e energia, mas aplicado sempre o princípio da não-resistência, da abstenção e força bruta. Conseqüentemente pessoas de ambos os sexos e de todas as idades podem praticá-lo, sentindo-se atraídas com a real possibilidade de treinar a mente e o corpo, forjando inclusive um caráter equilibrado, temperando-se para todos os momentos da vida.

osensei.jpg

   A arte tem suas origens no Daito-Ryu Aiki-jujutsu criado por Yoshimitsu Saburo Shinja o sexto filho do imperador Seiwa (850-880 DC), pertencente a família Minamoto. Por pertencer a casa Daito, a arte recebeu este nome. O Aikido ensina claramente o espirito japones de amor pelas força das natureza (DAISHIZEN), e o pensamento da realização de ações sempre pensando no caráter coletivo, de respeito a disciplina, a beleza e a elegancia da simplicidade em se fazer as coisas porem em harmonia com todos os fatores envolventes. No Brasil a CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AIKIDO BRAZIL AIKIKAI, é a organização que segue as tradições preconizadas pelo Instituto Takemussu

   O Aikido foi criado com base em antigas formas de artes marciais sendo adaptado para a era moderna. É o lado marcial do espírito de enaltecimento supremo da correção observado na cultura japonesa.

" Pratique AIKIDO corretamente e abra a porta da força infinita da grande natureza "